quinta-feira, 17 de março de 2016
Higiene do Sono para Crianças
Recomendações para pais e cuidadores:
Estabelecer o horário ( limites ) para ir para cama e para acordar pela manhã desde os primeiros meses de idade, inclusive nos dias que não tem aulas. Não permitir mais que uma hora de diferença entre um dia e outro.
Estabelecer rotinas agradáveis e calmas (ritual do sono) em relação á hora de dormir. Criar um breve período (10-20 minutos) de intercambio afetivo antes de ir para cama. Escovar es dentes, vestir pijama, conversar, ler histórias. Evitar atividades físicas vigorosas e brincadeiras agitadas. Evitar televisão e o uso de equipamentos eletrônicos.
Colocar a criança acordada na cama, sonolenta mais acordada, desde os primeiros meses ( segundo ao terceiro mês ). A criança deve iniciar o sono na mesma cama que vai dormir a noite toda.
Não criar associações para o inicio do sono: a criança não deve adormecer mamando, sendo embalada ou assistindo televisão. Uma vez colocada na cama. despedir-se com naturalidade. Para as crianças maiores, em torno de um ano de idade, se necessário, pode-se deixar um objeto como uma boneca ou ursinho para permitir um vínculo para dormir novamente se a criança acordar de noite.
Se for necessário atender a criança de noite, evitar acender a luz ou retirar a criança da cama. Não levar a criança para a cama dos pais com o objetivo de fazê-la voltar a dormir
Não se recomenda alimentar (amamentar) ou dar água para a criança, durante a noite, após o terceiro e sexto mês de idade. Não deixe a criança ir para a cama com fome, se necessário ofereça apenas um lanche leve, antes de ir dormir. Evitar bebidas que contenham cafeína, como café, chá, chocolate ou refrigerantes após as 17:00 horas.
Quarto de dormir com pouca luminosidade, ambiente calmo, sem ruídos, temperatura agradável.
Estimular atividades ao ar livre durante o dia.
Fazer supervisão da saúde (puericultura) regularmente.
Livro Puericultura - José Hugo de Lins Pessoa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário